A aplicação do direito ao esquecimento aos agentes delitivos: uma análise acerca da ponderação entre o direito à imagem e as liberdades de expressão e de informação

Paulo Afonso Cavichioli Carmona, Flávia Nunes de Carvalho Cavichioli Carmona

Resumo


O objetivo desse artigo é abordar a aplicação do direito ao esquecimento aos agentes delitivos partindo da análise da ponderação entre o direito a imagem e as liberdades de expressão e de informação, bem como propondo a utilização de critérios que auxiliem o julgador em sua decisão. Por meio de pesquisa dedutiva, doutrinária e jurisprudencial, o artigo, primeiro, analisa conceitualmente e historicamente o delineamento do direito ao esquecimento, assim como aborda as contribuições que os principais julgados, internacionais e pátrios, trazem sobre o tema. Discorre acerca do direito à imagem e das liberdades de expressão e de informação, que estariam em aparente colisão quando há interesse de um indivíduo, que cometeu um delito no passado, não ver este fato relembrado por tempo indeterminado. Conclui-se que a ponderação a ser realizada no caso em concreto pode se valer tanto dos critérios auxiliares apontados pela jurisprudência – temporal, historicidade, imprescindibilidade do sujeito e interesse público, quanto de critérios auxiliares objetivos – absolvição, reabilitação e prescrição. A indicação desses critérios objetivos como auxiliares na interpretação do julgador ao analisar o direito ao esquecimento aos agentes delitivos é a grande inovação acerca da temática proposta no artigo.

Palavras-chave


Direito ao Esquecimento. Direito à Imagem. Liberdades de Expressão e de Informação. Ponderação. Critérios Objetivos

Texto completo:

Pdf

Referências


ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2014.

AUSLOOS, Jef. The ‘right to be forgotten’ – worth remembering?. In: Computer law & security review, v. 28, 2ª ed., p. 143-152, apr. 2012.

BARROSO, Luis Roberto Colisão entre liberdade de expressão e direitos da personalidade. Critérios de ponderação. Interpretação constitucionalmente adequada do Código Civil e da Lei de Imprensa. In Revista de Direito Privado, v. 18, 2004, Revista dos Tribunais.

BARROSO, Luis Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo saraiva 4ª ed São Paulo 2013

BERNAL, Paul Alexander. A Right to Delete?. In: European Journal of Law and Technology. Belfast - Reino Unido, v. 2, n. 2, 2011.

CARVALHO. Luis Gustavo Grandinetti Castanho de. Liberdade de informação e o direito direito difuso à informação verdadeira. Rio de Janeiro: Renovar, 1994.

DONEDA, Danilo. Da privacidade à proteção de dados pessoais. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

DOTTI, René Ariel. Proteção da vida privada e liberdade de informação. São Paulo: RT, 1980.

EC Communication to the European Parliament, the Council, the Economic and Social Committee and the Committee of the Regions, COM (2010) 609, p. 8.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. Teoria geral do direito Civil. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2002.

FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil. 12ª ed. v. 1. Salvador: Juspodvm, 2014.

FARIAS. Edilsom Pereira de. Colisão de direitos: a honra a intimidade a vida privada e a imagem versus a liberdade de expressão e informação. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1996.

DOTTI, René Ariel. Proteção da vida privada e liberdade de informação. São Paulo: RT, 1980.

KINNE, Burdette. Voltaire never said it!. Modern language notes, v. 58, n. 7, nov. 1943.

MARTÍN. Ruth Benito. Consideraciones entorno al derecho al olvido. Disponível em: . Acesso em: 20/09/2014.

MIRABETE, Julio Fabbrini. FABRINI, Renato N. Código Penal Interpretado, 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução Penal, 5ª ed., São Paulo: Atlas, 1992.

OST, François. O Tempo do Direito. Trad. Maria Fernanda Oliveira. Porto Alegre: instituto piaget, 1999.

SCHWABE. Jürgen. Org. Leonardo Martins. Cinquenta anos de jurisprudência do tribunal constitucional alemão. Uruguai: Fundación konrad Adenauer Stiftung, 2005.

TEPEDINO, GUSTAVO. Código civil interpretado: conforme a constituição da república. São Paulo: Renovar, 2004.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v7i3.4904

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia