CARACTERIZAÇÃO DE GEOTECNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE PAVIMENTO PERMEÁVEL EM ÁREA URBANA
Resumo
A análise superficial do solo local, por meio de caracterização geotécnica, é a primeira etapa
de um projeto de implantação de pavimento permeável, uma vez que, o solo superficial irá
absorver os esforços de tráfego de pessoas e ou veículos, e ainda, por ser parte do sistema
que deve garantir a adequada infiltração de água ao longo do seu perfil estratigráfico. A
utilização de solos locais para a pavimentação permeável é uma alternativa que já se provou
eficiente em diferentes estudos como o de Brattebo & Booth (2003) que por seis anos
avaliaram a performance de 4 (quatro) estacionamentos com a implantação de pavimento
permeável; e como Hotz (2011) que alcançou, após pesquisas, traços adequados de concreto
permeável para o uso em pavimentos com tráfego de pedrestres e veículos leves. A técnica
permite a infiltração da água e evita enchentes, alagamentos, dentre outros. O presente
trabalho realiza ensaios geotécnicos para a caracterização do solo superficial do
estacionamento do bloco 8, do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), localizado na Asa
Norte em Brasília/DF, com vista a implementação de pavimentos permeáveis. O solo local
apresenta-se coberto por camada de brita, de variados tamanhos, sob aterro compactado, o
que exigiu uma separação adequada desse material para alcançar a parcela natural da
camada de solo. Com o propósito de estudar o solo no local, foram executados ensaios
geotécnicos in situ e laboratoriais, por meio de coleta de amostras deformadas em 9 (nove)
pontos distintos do estacionamento. Os ensaios realizados in situ foram: frasco de areia,
infiltração duplo anel, permeabilidade (método de Porchet), DCP (Dynamic Cone penetration
test); e os ensaios laboratoriais foram: granulometria, método MCT – Miniatura, Compactado,
Tropical – compactação, massa específica real e os limites de liquidez e plasticidade. Após a
finalização dos ensaios o solo foi identificado como sendo solo tropical laterítico, classificado
pela metodologia MCT como LA’ (solo arenoso laterítico), que é de frequente uso como base
de pavimentos. Tais ensaios são essenciais para a obtenção da caracterização e do
conhecimento mais detalhado do solo que serão parâmetros importantes para um
dimensionamento adequado de um pavimento permeável
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5769
Apontamentos
- Não há apontamentos.