Efeito do tipo de treino sobre o estabelecimento de relações simbólicas
Resumo
O comportamento simbólico envolve a emissão de respostas ocasionadas por estímulos arbitrariamente relacionados aos contextos em que essas respostas foram aprendidas. Diversas pesquisas têm investigado as diferenças entre procedimentos de treino em discriminações simples e condicionais para favorecer a ocorrência desse tipo de comportamento. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito de treinos em Nome Comum e em MTS, representando discriminações simples e condicionais, respectivamente, sobre a formação de relações simbólicas entre classes que continham três figuras e um nome falado, por meio de testes das propriedades de equivalência e de nomeação. Participaram da pesquisa seis crianças com idades entre nove e 11 anos, alunas do quinto ano do Ensino Fundamental. Todas as crianças passaram pelas fases da pesquisa individualmente e foram expostas a ambos os treinos, além de um Treino Ecóico e um Pré-Treino Geral, sendo que toda aplicação ocorreu por meio de um software de computador, buscando refinar procedimentos de estudos anteriores. Como resultados, foi observado que os treinos em Nome Comum resultaram em melhores desempenhos nos testes, corroborando os dados da literatura e confirmando a hipótese de que esse procedimento seria mais eficaz, considerando sua similaridade com o cotidiano das pessoas ao aprenderem novas palavras. No entanto, foram discutidas variáveis que podem ter influenciado os desempenhos nos treinos e testes, tais como o procedimento corretivo e a estrutura de ambos os treinos. Além disso, o fato de o desempenho nos testes de nomeação ter sido superior aos testes de transitividade pode contribuir para o debate sobre o papel da nomeação na formação de classes de equivalência, indicando que o estabelecimento de relações simbólicas não consiste em um fenômeno único
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n1.2018.6341
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