Investigação da relação entre a deficiência do transporte escolar rural e o baixo desempenho dos alunos das escolas rurais de Brasília
Resumo
A caracterização do ambiente rural, como um espaço de baixa densidade populacional e com menor presença de infraestrutura pública, dificulta o acesso da população a serviços públicos, como a educação. O caminho a percorrer pelos estudantes situados em zonas rurais, em geral, é longo e a mobilidade ativa nestes casos se torna inviável e nem todos possuem veículo próprio familiar para realizar esse deslocamento. Devido a essas características, a oferta do transporte público escolar rural se torna essencial para o adequado acesso de crianças e adolescentes à escola, bem como para garantia de equidade de direitos em comparação aos alunos de escolas urbanas. No entanto, a simples oferta destes programas não é garantia de sucesso. Em razão das peculiaridades das áreas rurais, muitos alunos precisam percorrer grandes distâncias para chegar até seus colégios e, com isso, dispendem um tempo consideravelmente alto no deslocamento, fator que pode acarretar desgaste dos alunos e influenciar negativamente no desempenho escolar. No Distrito Federal, esse fato não é claramente percebido devido a visão de Brasília como uma cidade moderna e urbanística, que embora seja majoritariamente urbana também conta com macrozonas rurais. E, decorrente do baixo número de escolas situadas em áreas rurais, quando comparado às áreas urbanas, tem-se o aumento do deslocamento realizado por esses alunos. Sendo assim, diante deste cenário, e através de dados públicos cedidos pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, foi realizada uma análise estatística descritiva, bem como a Correlação de Spearman a fim de mensurar o impacto que as deficiências do transporte escolar rural acarretam no desempenho escolar dos alunos que vivem nas áreas rurais de Brasília. Com isso, foi possível notar que as escolas rurais do DF são formadas por um grupo heterogêneo de escolas, o que sugere realidades diferenciadas. Além disso, foi possível perceber que a oferta do transporte escolar, bem como o modo em que ele é ofertado influenciam no desempenho dos alunos de escolas rurais, mesmo que não sejam as variáveis determinantes para isso.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7440
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