Propagandas persuasivas e resistência à persuasão em tempos de Covid-19: eficácia de diferentes rotas persuasivas em mensagens voltadas para o controle da pandemia Brasília

Julia Ribeiro Portella Nunes, Daniel Barbieri Freitas

Resumo


O presente estudo teve por objetivo principal investigar se o uso de rotas centrais ou
periféricas de persuasão provocam diferentes níveis de endosso das campanhas com foco nas
medidas de prevenção e controle da pandemia do Coronavírus. E por meio do objetivo
específico pretendeu-se analisar a influência de variáveis associadas à resistência à persuasão
no endosso de mensagens persuasivas por meio das rotas central e periférica. A base teórica
utilizada para a compreensão desses processos persuasivos foi a Elaboration Likelihood Model
(ELM). Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa. A aplicação desta pesquisa se deu em
meio digital, em consideração ao enfrentamento deste contexto pandêmico, houve a
divulgação da pesquisa em diferentes redes sociais e a elaboração do formulário se deu no
survey do Google Formulário. Neste sentido, a amostra total de participantes se deu em 286
com uma amplitude de idade desde os 18 até os 87 anos. E dessa totalidade de participantes,
180 foram mulheres e 105 homens. Para a análise dos resultados, utilizou-se o pacote
estatístico IBM SPSS para a análise dos dados coletados. Entre os resultados obtidos, o de
maior significância estatística foi relacionado à orientação política do participante e o seu
alinhamento para a adesão ou não ao combate contra o coronavírus. Não houve uma
confirmação estatística para justificar a hipótese inicial, que era referente a influência
persuasiva das rotas do ELM nas mensagens de prevenção à pandemia. Compreende-se a
necessidade de maiores estudos sobre esse campo da persuasão e também sobre o campo
político, pois demonstrou uma variável forte para as tomadas de decisão da população
brasileira.


Palavras-chave


Psicologia; Persuasão; Elaboration Likelihood Model; Pandemia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8218

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia