Políticas Públicas e Educação Infantil: potencialidades e vulnerabilidades

Colandi Carvalho de Oliveira

Resumen


A crescente demanda por Educação Infantil em nosso país e o convite para orientar um projeto de creche na rede pública de ensino são motivações suficientes para informar-se sobre o tema e obter diagnóstico que possa servir de paradigma para iniciar tal labor. Assim, este artigo não pretende avaliar as políticas públicas em si, mas mostrar o panorama quando se trata de Educação Infantil. Neste artigo, analisa-se a transição das políticas liberais para as sociais, a fim de, depois, enfocar a educação escolar infantil e pública no Brasil. Toma-se como referencial histórico para a construção deste artigo o ano de 1990, para chegar-se até o presente momento com as perspectivas motivadoras que a legislação oferece.

Palabras clave


Papel do Estado. Políticas Públicas. Educação Infantil.



ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

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